terça-feira, 30 de março de 2010

Cinco novas crias no Jardim Zoológico de lisboa

O Jardim Zoológico tem um índice de reprodução muito elevado, o que volta a ser comprovado com o nascimento de três crias de Tigres-de-sumatra a 7 de Junho de 2009. Duas fêmeas e um macho são mais um caso de sucesso.
O mais recente bebé da família de Bongos nasceu a 12 de Janeiro de 2010 e deve o seu nome à noite chuvosa em que nasceu. «Tempestade» é uma fêmea Bongo e integrou-se rapidamente no grupo de fêmeas. Activa e bem disposta, tem demonstrado um desenvolvimento muito positivo.
Sobre os Koalas:
O seu nome científico é Phascolarctos cinereus adustus, um nome que deriva das palavras gregas phaskolon (bolsa), arktos (urso) e cinereus (cor de cinza). A palavra Koala nasceu de uma derivação do dialecto aborígene e traduz uma das singularidades desta espécie: significa simplesmente «não bebe».
Caracterizam-se por ter uma pelagem macia, de cor cinza mesclada no dorso e branca no ventre, cabeça arredondada, orelhas grandes e peludas e nariz grande e preto, sem um único pelo. Nas patas anteriores, o polegar e o dedo seguinte são oponíveis aos restantes dedos e, nas patas posteriores só os polegares são oponíveis. São estas características que lhes permitem agarrar-se aos troncos lisos dos eucaliptos.
Estes animais têm hábitos nocturnos e conseguem ser bastante solitários mas vivem em pequenos grupos. Originalmente, são provenientes das regiões Leste e Sudeste da Austrália.


Sobre os Tigres-de-sumatra:
De nome científico Panthera tigris sumatrae, os Tigres são os maiores felídeos actuais. O tamanho é variável com a subespécie, sendo os Tigres-de-sumatra os mais pequenos e os Tigres-de-sibéria os de maiores dimensões. Estes animais solitários e territoriais são mais activos ao crepúsculo e durante a noite. Caçam por emboscada e dependem mais da visão e da audição do que do olfacto.
Quando em habitat natural, os Tigres-de-sumatra vivem em florestas tropicais húmidas, na ilha de Samatra (Indonésia). O seu número total, em estado selvagem, está estimado em apenas 400 exemplares, daí que, devido à sua raridade estejam englobados em esforços para a sua recuperação através de programas de reprodução.

Sobre os Bongos:
O seu nome científico é Tragelaphus eurycerus isaaci, são da ordem dos artiodactyla e da família dos bovidae.
Animais de pelagem castanho-avermelhada, com riscas brancas verticais no dorso e um crescente branco no peito, os Bongos são animais tímidos e silenciosos que se alimentam de folhas, ramos de arbustos, raízes, frutos e casca de árvores. Ambos os sexos têm cornos em lira e de espiral única, com cerca de 100 cm de comprimento.


Os Bongos são provenientes da África Central. Em estado selvagem vivem em florestas tropicais densas, bosques e terrenos com coberto de bambu. Esta espécie em perigo está ameaçada pela caça e pela destruição do seu habitat natural.

Sem comentários: