segunda-feira, 5 de abril de 2010

UPPA-União Para a Protecção dos Animais - 10 DE ABRIL,SÁBADO PELAS 14H,CAMPO PEQUENO- MARCHA PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS!!

Cão, cão, queijo, queijo!
2009 foi um ano mau. Um ano de recessão económica. Um ano de crise. E isso preocupa-me? Claro. Acho que preocupa a todos. A todos… excepto ao meu gato, desconfio. É que já não é a primeira vez que estou a falar com ele sobre este assunto e ele adormece, ou, pior, vai aquecer o focinho para ao pé da lareira.
Eu não levo a mal, confesso. Já não é a primeira vez que ele me faz este tipo de coisas. Ainda, há dias, eu estava a conversar com ele sobre a América e as eleições e tal, e ele, sem grandes contemplações, seguiu para o seu balde de areia e fez um cocó, daqueles a sério. Fiquei sem palavras. Eu com tantas dúvidas existenciais e o gato… ‘tau…’toma e embrulha…
E eu pensei: “será que a culpa é minha? Será que fui eu que o eduquei mal?” É que, se calhar, eu devia tê-lo educado de outra forma… com pulso firme… obediência… para o fazer pensar mais a sério nas coisas… no Mundo que nos rodeia…
 Mas, para quê? Para ele me dizer que o Obama é que é?! Que o McCain era outro Bush?! Para isso, eu não preciso de um animal doméstico. Bastam-me o Professor Marcelo e o Nuno Rogeiro, que, também, não percebendo a linguagem deles, me dizem as mesmas coisas. Eu quero (preciso!) um animal doméstico para me dar aquilo que ninguém mais ninguém me dá: atenção, devoção… carinho! Isso! Carinho! Colo! E nisso, os animais domésticos são peritos! E que peritos, os (tão queridos!) manhosos…
Pois bem, este artigo destina-se, sobretudo, àqueles que são irredutivelmente contra os animais em casa, “porque não é higiénico, porque dão cabo das coisas, porque deitam pêlos, porque isto, porque aquilo…”. Eu, como já devem ter percebido, não sou uma dessas pessoas. Não penso assim, peço desculpa. Aliás, pensando bem, sou mesmo da opinião de que os animais é que não deveriam querer viver connosco. Porquê? Porque somos chatos e complicados, ao contrário deles, – os animais – que são práticos e descomplexados. Simples, no fundo… E, mesmo assim, criamos tantos entraves em lhes dar um bocadinho do nosso conforto. Um bocadinho… não mais do que isso. Aquele bocadinho da sala… do hall… da cozinha… ou do que for…
É evidente que cada pessoa tem o direito de querer (ou não) partilhar a casa com um animal. Pena é que os animais não tenham direito ao mesmo. À escolha…Mas, mesmo assim, neste choque de mentalidades, são eles, os animais, que cedem, que dão o braço a torcer, neste duelo do bem-estar. E porquê? Porque não se queixam. Ou melhor, não se sabem queixar. São bons, por essência, têm bom íntimo. Tão bom íntimo, que brincam com aquilo que lhes derem… não precisam de uma Playstation. Tão bom íntimo, que comem o que lhes derem… não precisa de ser gourmet. Tão bom íntimo, que dormem em qualquer lado… não precisam de lençóis polares a cheirar a amaciador com aloé vera. Tão bom íntimo, que por mais porrada que levem… voltam sempre ao colo do dono. E tão bom íntimo, que, mesmo assim… não trocam esse dono por nenhum outro. Nenhum outro… viva ele na Quinta da Marinha ou não…
Mas, lá está, deitam pêlo e roem coisas… os sacanas…
Vá lá, sejamos honestos. Tem de haver razões mais fortes para fecharmos os olhos a esta realidade. À realidade de que existem animais a dormir à chuva, ao frio, com fome… ao acharmos que o cão que todas as noites procura comida nos caixotes do lixo, fá-lo porque é guloso… que há alguém lhe há-de dar de comer. Que o animal que está morto na estrada andava a brincar…
Deixemos de ser hipócritas! Não podem ser só os pêlos, ou o cheiro deles, ou o ter de os trazer à rua a chover para fazerem as necessidades, ou a areia que dá trabalho a mudar, que nos faz não ter um animal em casa. Tem de ser algo mais forte. Algo, sei lá, do tipo: não gosto de animais! É que, com argumentos destes, tudo bem…
Roberto Pereira, sócio da UPPA n.º 40
(guionista, argumentista, e dono de um gato, o Guilly)
Caros amigos dos animais,
no próximo dia 10 de Abril, Sábado, irá decorrer uma Marcha - Protesto a favor da defesa de todos os animais organizada pela ANIMAL e aberta a todas as associações e pessoas que se preocupam e rejeitam compactuar com a indiferença a que a nossa sociedade condenou aqueles que não têm voz.
Esta é uma oportunidade ímpar de demonstrar a nossa indignação. Chegou o momento de mostrar que somos uma maioria, e que temos uma voz que fala por aqueles que não o podem fazer.
A Sua Presença é fundamental e insubstituível, dessa forma, a UPPA apela a que não falte!
Data: 10 de Abril, Sábado, pelas 14h, no Campo Pequeno, local de onde sairá o protesto, pelas15h30m, em direcção ao Parlamento.
Pelos animais esteja presente!
http://uppa.pt/
União Para a Protecção dos Animais
A UPPA é uma associação sem fins lucrativos que presta assistência a cães e gatos abandonados, errantes ou em situação de risco. Para saber mais e ajudar visite http://uppa2007.hi5.com e www.uppa.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

adorei este maravilho blog
estava procurando o mandarim e achei lindo.